Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

No meu tempo que era bom…

1

MENTIRA! Se você já se irritou com essa frase quando o assunto é animação, você é dos(as) meus(inhas). Essa impressão é causada pelo simples fato de que só o que presta sobrevive à memória coletiva. Assim, décadas depois, o que era ruim aparenta nunca ter existido.

É ridículo afirmar que tudo era maravilhoso quarenta anos atrás. Vamos começar comigo; o que eu considero bombas? Aquela corrente de pseudo-mistério da Hanna-Barbera: Scooby-Doo e seus autoplágios Tutubarão e Speed Buggy2. A HB devia se processar. Outras velharias terríveis são aquele da turma do Archie e nem tão velho assim Os Centuriões. Ah, Jonny Quest3 também eu nunca suportei.

Saindo da minha opinião pessoal4 e explorando animações que acredito que o Universo inteiro ache podres, me vem à cabeça Devlin, Laboratório Submarino (que a própria Hanna-Barbera elegeu como o seu pior desenho) e Os Super Globetrotters.

É muito atrevimento dizer que desenho nenhum presta hoje. A quem ousa insistir nisso, sugiro ver Os Padrinhos Mágicos, Yin Yang Yo, O Show Secreto, A Mansão Foster para Amigos Imaginários e Ben 10. Já citei demais, chega, não quero que vire uma lista.

Restringi este desabafo à animação, mas é claro que a idéia se aplica a toda a TV, quem sabe a toda a mídia. Tem ruindade em tudo que é época, é só querer enxergar.


  1. Este é o tal post que eu meio que prometi no dia 10.
  2. As semelhanças são irritantes. O protagonista é abobalhado, e o único não-humano, acompanhado por um amigo com cara de caipira e meio tonto. Há um bonitão planejador e uma bonitinha fútil no grupo. Essas pessoas, e talvez algumas mais, formam uma turma muito louca que se mete em aaaaltas confusões! *síndrome de Sessão da Tarde* De qual dos três será que estou falando? Hmmm… Todos. -___-
  3. Ô, troço racista. O único negro que falava uma língua compreensível era o indiano sidekick. Fala sério. Pelo lado bom, é o melhor tema de abertura antigo que conheço. Até baixei há alguns anos.
  4. Éééééé, é redundante siiiiim! Foi por ênfase, relaxa.

7 comentários:

cris disse...

Hahahaha... Ah, mas você tem que considerar uma coisa, eram os anos 70, o auge dos Golbtrotters e naquela época era assim mesmo, ainda não tinham inventado o politicamente correto! Concordo com quase tudo. Mas assistia Scooby Doo todo dia, ou quando passava, sei lá... A verdade é que mediocridade reina absoluta em qualquer época (a qualidade é que é exceção) e depois de um tempo o ruim pode até virar cult, já reparou?
PS.: Também assistia JQ, não sei se gostava, mas via... E o pior do pior: já vui o Vale dos Dinossauros?

Anônimo disse...

concordo, lucotas; sempre existiram e sempre vão existir desenhos bons e ruins, e todo mundo acha a sua própria infância tempo melhor do que a atual

talvez as pessoas achem os desenhos hoje em dia ruins porque não curtam mais desenhos tanto quanto antigamente, quando eram mais novos?

e, realmente, o padrão dos desenhos mudou, fazendo uma generalização não-qualificada; e ainda bem, porque são pouquíssimos os clássicos que eu gosto

já que a gente tá falando de desenhos atuais bons, além de a mansão foster e padrinhos mágicos, eu também sugeriria bob esponja, pucca e jimmy neutron (também são os únicos que eu consigo me lembrar agora); de antigos que eu gosto, eu diria cavalo-de-fogo, caverna do dragão e outros que não são da hanna barbera (todos da companhia sempre foram muito parecidos pra mim...)

Lucas disse...

@Cris
Exato, "mediocridade reina absoluta em qualquer época", isso é estatística, é bom senso, é um fato.

@Mariana
Pois é, a frase do título é, basicamente, uma grande e gorda HIPOCRISIA e ignorância.

Obrigado por aumentar as sugestões (eu não disse que concordo com elas)! =D

Renato disse...

Cara, sinceramente achava Speed Racer um desenho chato pra "baralho"...

Nossa, odeio isso tbm!
Só pq algo é velho, se torna automaticamente bom. Saudosismo besta esse

Mas nunca mais vi nada à altura de Freakzoid e Animaniacs(Incluindo Pink & Brain).

Abreijos!

Anônimo disse...

Pô, eu gostava de scooby-doo e do jhonny quest. E você tem que entender que se não fossem todos os desenhos bizarros da hanna barbera eles não teriam feito os ho ho limpicos. Ou aquele desenho da arca voadora. hoholimpicos foi o meu desenho preferido por um tempo. e teve um episódio que o time dos malvados ganhou e eu achei foda. Mas eu assistia tudo, mas tudo mesmo também.

Mas eu acho que mudou muita coisa de lá pra cá. Acho que desenhos como padrinhos mágicos por exemplo quase não existem mais. Hoje em dia eles parecem pequenos seriados com tramas muito complicadinhas. Mas eu sinto falta de passar os dias inteiros assistindo qualquer desenho que estivesse passando.

Lucas disse...

Laff-a-Lympics era lindo! *_* Tá aí, Nigel, você acabou de justificar as tosqueiras da Hanna. Nunca tinha parado pra pensar nisso.

Será que há desenhos seqüenciais em excesso hoje? Yin Yang Yo é semelhante (em muitos sentidos; eu falei a respeito aqui) aos Padrinhos: tem tramas fáceis, rápidas, divertidas e nem por isso medíocres. Passa no Jetix e eu recomendo pra quem curte "Padrinhos".

A propósito, "Padrinhos" tem uma novidade.

Anônimo disse...

Esse eu nunca vi. Na realidade hoje em dia eu não vejo nada que eu não baixo. Outro dia eu consegui ver um episódio velho de dexter só.