Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sr. L Recomenda II: 'Duelo Xiaolin'

Lembra aquele seriado maneirinho que desapareceu da programação sem um final decente? Sabe de qual eu tô falando? Não, né… Umas trezentas séries se encaixam na descrição…

Xiaolin Showdown é uma dessas 300. Na terceira temporada, o desenho desapareceu, graças à Warner (lembrem-se, a culpa é sempre da empresa sociopata gananciosa).


Misturar artes marciais e magia resultou numa saudável dose de escapismo, especialmente quando os protagonistas eram um monge cabeça de melão, uma geek filha de presidente de companhia de videogames, um vaqueiro parrudo com um agradável sotaquinho e um brasileiro (SIM!) muito ágil nas pernas, braços, e principalmente piadas, todos na foto acima.

OK, nem tudo eram flores. Havia erros crassos, por exemplo o que sempre acontece quando um estadunidense tenta mencionar o resto do mundo: quando Raimundo vai à sua terra natal salvar seu povo, a cena é uma mistura de revoltante e hilária: no RIO DE JANEIRO, moramos em ocas e somos constantemente ameaçados por vulcões em erupção. Eu devia saber mais sobre a minha prória cidade. Obrigado pela aula, Christy Hui. ¬¬

Ainda bem que esse tipo de gafe imperdoável era bem raro. Voltando ao lado bom, a galeria de vilões (é, ficou meio contraditório) era bastante interessante, vilões que conseguiam ser maus sem serem sérios, e eu admiro isso. Jack Spicer e Wuya, os mais freqüentes, que também aparecem na foto, são pessoas deliciosamente "sem noção".

Pra fechar com chave de diamante, não há por que não mencionar que o melhor dublador deste país fazia parte do elenco. Guilherme Briggs[1] dublava o (por causa dele) hilário Dojo Kanojo Cho, dragão que servia de transporte ─ e alívio cômico[2] ─ aos heróis. Eram dele as frases mais impactantes e geniais da série, algumas delas certamente improvisadas.

Hoje, o que restou de Duelo Xiaolin foi um site oficial em inglês meio tosco da Uórner Bróderes, a saudade dos fãs, a amargura dos mesmos em saber que é quase impossível haver uma quarta temporada e um fim decente à série, fanfics às vezes yaoísticas e umas montagenzinhas na Internê. Oh, vida cruel. =(

P. S.: pessoal, antes do post anterior, há um outro, que só foi o mais recente por um dia, sobre a resposta do Boomerang àquela campanha pelo retorno dos clássicos. Espero que ele não tenha passado despercebido. Eu sabia que atualizar em dois dias seguidos não era uma boa idéia…

  1. Cujo blog descobri recentemente e passei a recomendar aí ao lado. Confira! =D
  2. Comic relief, sabe? Já vi traduzido assim.

9 comentários:

Unknown disse...

Eu comecei a assistir Duelo Shaolin, realmente, eu gostei. Sorte minha que parei de ver antes de mostrarem o Rio como um lugar cheio de ocas e tudo mais... E quando eu parei, não lembro se foi quando o programa realmente parou ou foi pro outro motivo que eu parei, mas não gostei do que aconteceu na última parte que eu vi, porque se aquilo realmente for o final não faz sentido nenhum...
Mas o programa em si, eu gostei.

Unknown disse...

Po Duelo Xiaolim era super hiper mega lol era tipo de desenho q vc via uma cena dizia "puxa!", na outra "repuxa!" e na outra "recontrapuxa!".
Mas infelizmente caiu nas mãos na como foi muito bem colocada como "empresa sociopata gananciosa" Warner.

PS:Quero aqueles bonequinhos.

Paula Travancas disse...

Sabe porque aquelas 300 séries não sobreviveram? Porque... THIS IS SPARTAAAAA!!!

Infelizmente, nunca assisti ao Duelo Xiaolin, Tio L. Mas me deu vontade de ver, pra testar se eu realmente falaria "recontrapuxa". Acho difícil, não porque eu duvido da qualidade do mencionado desenho, é só que eu (nem provavelmente a maior parte da população dos países de língua portuguesa) nunca pensei em falar.

Enfim, o (?) Christy Hui deve ter aprendido sobre as ocas do Rio de Janeiro assistindo aos Simpsons.

Acho que esse post todo foi só uma desculpa pra falar do blog do Guilherme Briggs. E quanto à expressão "alívio cômico", eu e meu povo (quem raios é o meu povo?) costumamos usar...

Ufa!.. Até que enfim consegui fazer um comentário decente (pelo menos de tamanho) de novo!

Anônimo disse...

Putz, eu me amarrava em Duelo Xaolin, principalmente no Jack Spicer e no Dojo. Mas, putz, aquele episódio do Raimundo voltando ao Rio, meu Deus do céu, eu jurava por tudo que é mais sagrado que a gente já tinha abandonado o estilo oca há pelo menos 500 anos atrás. E eu nunca ouvi falar em vulcões ativos no nosso Riozinho. Vou mandar a real, a não ser que você tenha uma razão muito boa (do tipo, era a Terra em um outro continuum de tempo), se não sabe brincar, não desce pro play. Cometer tais gafes é de uma ignorância brutal, parece que o cara nem procurou saber sobre a cidade antes de mostrar lá. Os Simpsons eu entendo porque são pra ser sacanas; agora, o desenho acaba até passando uma idéia completamente errônea sobre o Rio para as criancinhas do mundo, e as criancinhas são nosso futuro! :o

Caraca, desabafei mais do que falei. Mas, é sério agora, eu sempre achei Duelo Xaolin muito divertido. O mongezinho era muito comédia quando dava suas crises de "eu sou o melhor, vocês devem aprender comigo", e, é claro, o Dojo é ótimo, principalmente porque o Guilherme Briggs fez um grande trabalho na dublagem. Apesar dele ter feito outros personagens cômicos (como o Cosmo), eu pessoalmente achei o Dojo bem original.

FLOOD FLOOD FLOOD FLOOD. Tenho mais nada pra falar. Então vou terminar dizendo que fanfics yaoi de Duelo Xaolin são KAWAI DESU NYORO~N <:3 (uhhh... not really)

Lucas disse...

Gabriel, também não recusaria os bonecos. Postei essa foto porque foi a ÚNICA que achei com muita gente, e gente dos dois lados, mas não consigo pensar em foto melhor (só uma com mais bonecos de personagens).

Paula, eu temia trocadilhos dessa natureza. A (também não sei =( ) Christy pelo menos não colocou elefantes no Rio. =D O post não é dedicado ao (mestre) Guilherme Briggs, apenas se atreve a mencioná-lo. ^^

Anônimo disse...

Nunca ví esse desenho, mas concordo com a parte do guilherme briggs, cheguei a pegar um autógrafo dele quando eu era mais jovem. ùnico autógrafo que eu peguei na vida aliás.

Anônimo disse...

huahaua. eu vim comentar direto e só fui ler os outros agora.
"O post não é dedicado ao (mestre) Guilherme Briggs, apenas se atreve a mencioná-lo. ^^"
hehehe. agora foi tarde =P

Lucas disse...

hauhauhauhau Goodman, o editor perdoa. XD

Eu também tive o privilégio de pegar um autógrafo e ter um breve com o mestre. Autógrafo esse, inclusive, num papelzinho do Aqua Teen. =D Êêêêê, vidão.

Anônimo disse...

OLá encontrei seu blog pelo Googlee.

Nossa EU AMAVA DUELO XIAOLIN !!!!
Foi em 2006 que comecei a assitir , e o primeiro q me chamou atenção foi o Jack Spicer ! rsrs
Tava eu sentada no meu sofá vendo Cartoon Network (q venha e venhamos, ultimamente tá uma BOSTA) e eis q conheci naquele dia Duelo Xiaolin , Jack e Dojo (simplesmente imperdíveis em seus respectiveis papeis)....

Já vai fazer 1 ano q Duelo Xiaolin saiu do ar, o q é uma pena!
Mas de uma coisa temos q admitir, q esse episodio do Raimundo e do Rio de Janeiro é mesmo de LASCAR !!!
Eu acho q quando criamos uma estória, devemos ter a OBRIGAÇÃO de estudar mais sobre o q estamos mostrando !!!
A Christi Rui devia estar BÊBADA quando escreveu aquele roteiro... rsrsrsrsrsrrsrs
Mas de resto, Duelo Xiaolin era PERFEITO... rsrs

O melhor episodio é aquele q o Raimundo fica do lado do mau ajuda Wuyá a dominar o mundo...
Esse episodio (dividido em 3 partes, se nao me falha a memória) foi sem dúvida inspirada na clássica história O CONTRATO DE JUDAS, dos Jovens Titãs (lembra??? é outra série que recomendo!!!).
E puxando o gancho, Jovens Titãs é outro desenho q TEVE UM FINAL LAMENTÁVEL, com 5 temporadas , e teve um finalzinho sem pé nem cabeça ... TUDO POR CAUSA DA nossa querida WARNER , é lógico.... Ganhava um doce quem acertasse..