Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

O YouTube é a porta da frente

Ontem o Porta dos Fundos lançou o seguinte esquete:



Eis por que ele merece um post.

O plano, pra quem não pescou, homenageia o Batman campy dos anos 60, aquele do Adam West. O quadro explora o clichê do vilão que PRECISA contar seu plano. Nesse caso, o Coringa não se limita ao plano e conta sua vida inteira, e em forma de musical.

O problema é que referenciar o Batman de 1966 não é uma manobra popular. Muitos rotularam o vídeo de fraco por não pegar a referência. E aí eu fiquei pensando: esse quadro jamais passaria na televisão. OK, talvez na fechada… Mas a questão é que essa é a graça da Internet, a variedade de formatos. O plano só será 100% efetivo com quem conhece a fundo a série, mas f*da-se, vídeo de Internet não tem a menor obrigação de não ser de nicho.

Não estou esquecendo que o PdF é monetizado. O canal precisa ter views suficientes. Ainda assim, tá tranqüilo, pois esquetes "difíceis" assim são exceção. Contanto que o canal como um todo não se torne um produto de nicho, o retorno é garantido.

Concluo o que já sabia: quem faz carreira no YT não precisa da TV. E isso me deixa mais risonho que qualquer piada.  =D

2 comentários:

cris disse...

Minha impressão é que YT e TV são muito, muito diferentes, se alguém famoso no YT chega a TV certamente vai ser "enquadrado" e perder muito da graça.

Lucas disse...

Se acontece de emissoras pequenas pra grandes, imagina da Internet pra TV…